O ficheiro SAF-T (Standard Audit File For Tax Purpose) é um ficheiro informático de padrão internacional utilizado para efeitos fiscais. Deve ser inserido no portal da Autoridade Tributária até ao dia 15 do mês seguinte ao que estamos a reportar. É da responsabilidade do Vendedor a comunicação dos ficheiros SAF-T à Autoridade Tributária.
O ficheiro é gerado automaticamente, sempre que existem movimentos contabilísticos e enviado para o e-mail que se encontra configurado no back office na morada de faturação. Caso não tenham existido encomendas ou devoluções o ficheiro SAFT não é gerado.
A frequência com que recebe o é estabelecida por si. O envio pode ser diário, semanal, ou mensal (recomendado pelo Dott).
Para alterar a frequência com que recebe o ficheiro SAFT deve seguir os seguintes passos:
- Entrar no seu Backoffice (hub.dott.pt)
- Ir a "Configurações"
- Escolher a opção "Perfil"
- Deslizar a página até à caixa "Definições complementares do vendedor".
- Na opção "Recorrência envio SAFT" selecionar a periodicidade pretendida.
- Por fim, carregar no botão "Guardar".
O ficheiro SAFT é bastante sensível. Não aceita, por exemplo, caracteres especiais. Quando é aberto pode ser corrigido automaticamente pelo programa e ficar desformatado.
Caso queira usar o ficheiro SAF-T para validar as suas vendas, sugerimos que grave o ficheiro no seu computador, e sem o abrir, faça uma cópia que utilizará para verificar as suas vendas. Quando submeter o ficheiro no Portal das Finanças, deve utilizar o ficheiro que nunca foi aberto para garantir que se encontra inalterado.