Esta é a altura do ano em que tipicamente as vendas aumentam!
Apresentamos-lhe a checklist do que deve fazer para que, de uma forma geral, tenha a certeza que está preparado para esta altura de pico de vendas:
Queremos também partilhar consigo algumas dicas e melhores práticas para assegurar uma boa performance operacional e a satisfação dos clientes, assim como garantir que as suas vendas vão de encontro às suas expectativas.
Antes da Peak Season:
Medidas para garantir uma boa performance operacional e satisfação dos clientes
- Preparar o stock
Faça uma previsão de vendas e do stock necessário. Foque a sua loja nos produtos best-sellers e em produtos que ache adequados à Peak Season.
Verifique se o stock comunicado corresponde ao seu stock real e mantenha-o atualizado durante a Peak Season.
Caso venda em vários canais, pondere ter stocks dedicados a cada um deles. Durante a pandemia o consumo online cresceu exponencialmente, e acreditamos que os seus clientes compram cada vez menos em lojas físicas.
- Preparar embalamento
Com o aumento dos produtos vendidos, surge também a necessidade de preparar o seu material de embalamento para a Peak Season.
Garanta que tem o material necessário para o embalamento dos produtos para não atrasar envios. Tenha em conta as condições de embalamento aconselhadas no Manual de Embalamento e Acondicionamento.
- Comunicar atempadamente com os fornecedores
Com o aumento das vendas deverá ter mais stock disponível e comunicar atempadamente esta necessidade aos seus fornecedores, para que consigam planear melhor a sua atividade e evitar atrasos nas entregas.
- Ajustar o tempo de preparação
Acompanhe frequentemente o tempo de preparação e ajuste para que se mantenha exequível num cenário de elevado número de encomendas. Caso antecipe algum constrangimento operacional, que possa ter impacto no tempo de preparação das encomendas, altere o offer fulfillment time para evitar atrasos na entrega das encomendas aos clientes.
Os clientes esperam que as encomendas sejam entregues no prazo indicado, principalmente quando se trata de compras ou presentes para o Natal. Ao cumprirmos a data de entrega comunicada, estamos a garantir a satisfação dos clientes, diminuindo o volume de questões enviadas para o Suporte Dott e o número de devoluções.
Relembramos que o tempo de preparação (offer fulfillment time) corresponde ao período entre o instante em que o cliente completa o pagamento (data de pagamento) e o momento em que a encomenda é processada pelo vendedor no seu perfil do back-office (data de processamento), indicando que a encomenda se encontra pronta para ser recolhida pelo nosso parceiro logístico.
- Preparar comunicação com o suporte
O número de questões a Suporte aumenta significativamente durante este período. No entanto, o tempo de resposta ao cliente deve ser o mais breve possível para garantirmos o maior volume de Vendas e a satisfação do cliente.
Sugerimos analisar comunicações e dúvidas frequentes reportadas anteriormente e criar e-mails modelo com respostas a estas questões e outras possíveis dúvidas.
Exemplo: Se receber regularmente várias questões relacionadas com as características dos seus produtos, deve completar a descrição dos produtos que originam mais contactos.
Para resolução de certos temas, o suporte Dott poderá contactar telefonicamente o vendedor. Recomendamos que grave o número do Suporte Vendas Dott - 308 802 202.
- Otimizar processos internos
Ajuste a sua equipa à Peak Season tanto a nível operacional como, por exemplo, relativamente ao tempo de resposta à equipa de Suporte Dott.
Garanta que a sua equipa tem conhecimento sobre o processo operacional e de venda do Dott (documentos a imprimir, timings de preparação, processamento, etc.).
Sabia que pode aceder ao seu backoffice através do smartphone? Isto permite-lhe confirmar encomendas em tempo recorde.
- Prevenir devoluções
Identificamos que as principais razões de devolução estão relacionados com:
- Descrições e imagens do produto no Dott que não correspondem ao produto enviado para o cliente;
- Envio de itens com defeito;
- Envio de produtos errados.
O que pode fazer para prevenir?
- Produto diferente da imagem/descrição no Dott - rever catálogo, principalmente de produtos em que prevê mais vendas
- Item com defeito - verificar sempre a qualidade do produto antes de embalar
- Produto enviado não corresponde ao encomendado - verificar todas as especificidades do produto encomendado e garantir que as guias de transporte são colocadas nas encomendas corretas, evitando trocas de encomendas entre clientes
Medidas para aumentar as suas vendas
- Preparar e otimizar as suas ofertas
Verifique as suas ofertas e complete com informação e descrição dos diferentes produtos. Trabalhe os seus best sellers no nosso site através do Dottext, uma extensão onde é possível solicitar alterações aos produtos em Catálogo, no Google Chrome. Ao solicitar, a alteração ficará live em algumas horas, caso seja aceite pela nossa equipa. Instale já a extensão aqui. Veja aqui como a usar.
- Preparar os preços e promoções
Preços errados podem originar cancelamentos de encomendas, contribuindo para uma má experiência de compra. Neste sentido, sugerimos que reveja os seus preços.
Garanta que tem os melhores preços do mercado no Dott, para que possa usufruir do nosso investimento em marketing, que inclui, entre várias apostas, um anúncio televisivo. Sugerimos que analise as ofertas da concorrência, tendo em consideração preços, shipping gratuito, prazos de entrega, descrição, imagens, etc.
- Destacar a sua loja
Destaque a sua loja na Home Page do Dott através de Dott Ads. Saiba mais na nossa página dedicada.
- Patrocinar os custos de shipping dos seus produtos
Um dos fatores decisivos de compra dos nossos clientes é a possibilidade de obter Shipping Gratuito, pelo que sugerimos que considere esta opção. Os Sellers que patrocinarem o shipping terão as suas ofertas em destaque constante na Home Page do Dott, através de banner e landing page específica com os Produtos com Free Shipping.
Atualmente no Dott existem várias maneiras de patrocinar o custo de shipping dos seus produtos. Veja o nosso artigo sobre como patrocinar o custo de Shipping.
Durante a Peak Season:
- Atualizar stocks com frequência
Verifique se o stock comunicado corresponde ao seu stock real e mantenha-o atualizado durante a Peak Season (no mínimo duas vezes por dia).
- Ajustar o tempo de preparação
Ajuste o tempo de preparação sempre que se aperceba que não está a ser possível cumpri-lo ou antecipe uma alteração na operação que possa pôr em causa o seu cumprimento. O atraso numa encomenda tem um impacto extremamente negativo na satisfação do cliente, especialmente nas semanas antes do Natal.
- Tratar devoluções e reembolsos o mais rápido possível
Deve processar as devoluções e reembolsos no máximo 2 dias após a receção da devolução.
Se as devoluções e reembolsos forem processados atempadamente conseguimos evitar reclamações junto do Suporte Dott e garantimos uma melhor experiência de compra ao cliente.
- Garantir que todas as encomendas processadas estão prontas para serem recolhidas
Só deve processar as encomendas quando estas estão prontas para serem recolhidas pelo nosso parceiro logístico. Garanta disponibilidade na janela horária selecionada no seu back-office, para evitar falhas nas recolhas.
- Guardar todos os certificados de aceitação como comprovativo de entrega das encomendas
Deve imprimir duas cópias do certificado de aceitação agregado e guardar sempre uma cópia assinada pelo estafeta como comprovativo da entrega, em caso de extravio. Deve verificar no certificado de aceitação as encomendas que serão recolhidas em cada recolha e separá-las das restantes para facilitar o processo de recolha.
- Contactar o suporte Dott sempre que uma recolha não acontece.
- Responder sempre ao e-mail dos atrasos no processamento e expedição de encomendas para evitar cancelamentos
Será notificado via e-mail se alguma das suas encomendas atuais não estiver a cumprir os nossos padrões de serviço. Só receberá este e-mail se for verificada qualquer uma das seguintes situações:
- Encomendas com atraso de processamento
- Devoluções por processar
- Encomendas com atraso na expedição
- Garantir que embala os produtos de acordo com as condições apresentadas no manual de embalamento
- Ter especial atenção com o embalamento de produtos frágeis:
Deve selecionar uma embalagem exterior forte, proteger cada objeto individualmente e selar bem as embalagens.